Subscribe to my full feed.

COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL


Objectivos do Curso

O Curso de Comunicação Empresarial, organizado segundo as novas orientações do Acordo de Bolonha, resultou de uma análise ponderada quer das necessidades e exigências actuais do mercado de trabalho, quer de uma reflexão sobre a conjuntura europeia e mundial, ao nível da relação ensino/empregabilidade. Dentro das chamadas Ciências Humanas, a Comunicação é actualmente uma das áreas científicas que atingiu enorme prestígio a nível mundial e que vem corresponder tanto às necessidades da Sociedade de Informação e do Conhecimento, como ao estabelecido pela Cimeira de Lisboa.

O Curso de Comunicação Empresarial oferece uma sólida formação na área da Comunicação, com enfoque nas técnicas de comunicação organizacional, particularmente das empresas, no ensino/aprendizagem de três línguas estrangeiras (entre as quais se contam, em opção, línguas muito utilizadas a nível internacional por força da globalização, como Russo, Grego ou Espanhol) e no uso de ferramentas de comunicação para fins empresariais. Tem ainda como objectivos gerais o desenvolvimento eminentemente prático de capacidades operatórias e relacionais de uso social efectivo e accionáveis nos mais diversos cenários e ambientes profissionais, incluindo competências de processamento de dados em suporte multimédia.

Este curso, do 1º ciclo de estudos, utiliza os Laboratórios Multimédia, bem como os Laboratórios de Informática, equipados com ferramentas actualizadas (nomeadamente, os programas TellMeMore, Trados 6.5, Systran, Processamento de Texto, Folha de Cálculo, Bases de Dados, Apresentações Multimédia, Tratamento de Imagem, Agendas Electrónicas, Correio Electrónico, Programas de Pesquisa Electrónica de dados).


O Curso de Comunicação Empresarial permite as seguintes saídas profissionais:

Relações Públicas
Publicidade e Marketing
Comunicação Empresarial
Comunicação Social
Actividades de representação de empresas e instituições
Assessoria e gestão de comunicação em organizações e instituições
Serviços baseados na internet
Criação, organização e
divulgação de eventos
Promoção de empresas e instituições
Assessoria de imprensa
Assessoria de imagem
Assessoria de órgãos de direcção e gestão em contextos multiculturais
Mediação Intercultural

Permite ainda acesso ao 2º ciclo de estudos: Assessoria de Gestão (ISCAP/IPP), Tradução e Interpretação Especializadas (ISCAP/IPP), ambos já adequados a Bolonha e aguardando aprovação, bem como outras consideradas adequadas.

Condições de acesso

As condições de acesso são a obtenção de aproveitamento numa das seguintes específicas: Português ou Filosofia ou Psicologia.

Plano de estudos

Licenciatura em Comunicação Empresarial

ISCED - Nível 5 - total 180 Créditos


1º Ano
1º Sem.
Língua e Cultura Estrangeira A I - Inglês
Língua e Cultura Estrangeira B I - (Francês ou Alemão)
Língua e Cultura Estrangeira C I - (Russo ou Grego ou Espanhol)
Teoria da Comunicação e Práticas Textuais I
Téc. Informação e Comunicação I
Comunicação Institucional I

2º Sem.
Língua e Cultura Estrangeira A II - Inglês
Língua e Cultura Estrangeira B II - (Francês ou Alemão)
Língua e Cultura Estrangeira C II - (Russo ou Grego ou Esp.)
Teoria da Comunicação e Práticas Textuais II
Téc. Informação e Comunicação II
Comunicação Institucional II

2º Ano
3º Sem.
Língua e Cultura Estrangeira A III - Inglês
Língua e Cultura Estrangeira B III - (Francês ou Alemão)
Língua e Cultura Estrangeira C III - (Russo ou Grego ou Espanhol)
Análise do Discurso e Estruturação Discursiva
Introdução à Gestão
Introdução ao Direito

4º Sem.
Língua e Cultura Estrangeira A IV - Inglês
Língua e Cultura Estrangeira B IV - (Francês ou Alemão)
Língua e Cultura Estrangeira C IV - (Russo ou Grego ou Espanhol)
Estruturação do Texto Técnico
Gestão das Organizações
Direito Empresarial

3º Ano
5º Sem.
Tradução e Novas Tecnologias I – (Inglês)
Língua e Cultura Estrangeira B V - (Francês ou Alemão)
Língua e Cultura Estrangeira C V - (Russo ou Grego ou Esp.)
Teorias da Argumentação e Técnicas de Expressão I
Comunicação de Marketing
Atelier de Comunicação Empresarial

6º Sem.
Tradução e Novas Tecnologias II – (Inglês)
Língua e Cultura Estrangeira B VI - (Francês ou Alemão)
Língua e Cultura Estrangeira C VI - (Russo ou Grego ou Esp.)
Teorias da Argumentação e Técnicas de Expressão II
Ética e Deontologia
Estágio

Constituição Científica

A Comissão Científica deste curso é composta por Cristina Pinto da Silva, doutorada em Linguística Aplicada (Universidade de Lancaster, Reino Unido), Dalila Silva Lopes, doutorada em Ciências da Linguagem (Universidade do Minho), Maria José Martins de Almeida, doutorada em Ciências da Comunicação (Universidade do Minho) e Zita Romero Gonçalves, doutorada em Ciências de Educação/Tecnologias Educativas (Universidade do Minho), Anabela Sarmento, doutorada em Tecnologias e Sistemas de Informação na (Universidade do Minho), Maria João Castro Sousa, doutorada em Informática na (Universidade do Minho), Sebastião Teixeira, doutorado em Gestão Industrial. Os restantes docentes são especialistas ou são mestres nas áreas curriculares do curso.